Você com certeza já ouviu a expressão:
LENTE DE CONTATO DENTAL


Mas você já se perguntou de onde veio esse nome e o que de fato elas são?

Seu sorriso diz tudo o que precisa ser dito
Você não imagina o que as lentes podem fazer por você!









Cerâmicas Odontológicas
O uso das cerâmicas odontológicas vem de longa data. Por ser um material que apresenta diversas semelhanças com o esmalte dental, ela apresenta uma alta taxa de sucesso nas reabilitações orais. Entretanto, essas cerâmicas eram muito friáveis, ou seja, para que pudessem funcionar, precisavam de uma estrutura de base que normalmente era de metal.
Cerâmicas e Sitema adesivo

A odontologia moderna deu um salto gigantesco na evolução desses materiais em duas frentes distintas, mas que se complementam.
A primeira delas foi o desenvolvimento de outros componentes cerâmicos, menos friáveis, mais resistentes às forças mastigatórias e sem a necessidade da estrutura metálica.
A segunda foi a evolução dos sistemas de adesão, isto é, não precisávamos mais de grandes desgastes para conseguirmos retenções mecânicas. Com os sistemas adesivos a retenção passou a ser química, permitindo assim, um desgaste bem menos invasivo.


E foi a partir daí que surgiu essa expressão que vemos com tanta frequência na odontologia moderna.
Mas é preciso tomar bastante cuidado. O termo lente de contato se popularizou, mas em algumas situações ele não é corretamente empregado. Para que tenhamos uma lente de contato dental, precisamos ter de espessura na cerâmica algo entre 0,3 e 0,5 mm. É muito fina.
Você há de concordar que é bastante difícil conseguirmos corrigir defeitos acentuados de forma ou cor com uma estrutura tão fina.
As lentes de contato dentais são para casos em que não precisamos de grandes mudanças na estrutura dental.
E aí você me pergunta... Tá bom, quer dizer que eu que tenho restaurações ou meus dentes muito amarelados ou manchados não posso colocar as lentes?
Calma… não é bem assim. Nós conseguimos reabilitar quase todas as situações, mas a terminologia é diferente. Facetas, laminados cerâmicos, lente de contato dental… na verdade são todas a mesma coisa, variando apenas a espessura delas. Por isso, você pode sim corrigir a cor ou a forma dos seus dentes. E se são lentes, laminados, facetas ou coroas, isso nós precisaremos avaliar juntos, para decidir qual a melhor intervenção para a resolução do seu caso.
